2ª FLAV: Encanto Literário e Novas Vozes na Academia Vianense de Letras

#ParaTodosVerem: [início da descrição]: acadêmicos da AVL, da AVLJ
reunidos para a foto oficial. [fim da descrição]

A 2ª Festa de Literatura e Artes de Viana - FLAV, que ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro de 2023, na Casa Anica Ramos, sede da Academia Vianense de Letras - AVL, foi um mergulho encantador na história de Viana. No primeiro dia, a vitalidade das apresentações dos alunos das escolas municipais que fazem parte da "Companhia das Estrelinhas do Amanhã", coordenada pela professora Regina Azevedo, iluminou o ambiente, enquanto a oficina de criação literária, guiada pela talentosa acadêmica da AVL, Iva França, despertou a chama criativa dos participantes. A conferência envolvente do presidente da Academia Maranhense de Letras-AML, Lourival Serejo, sobre "Viana, história de encantamento e magia", encantou a todos.

Destacando-se nesse dia, a homenagem ao estimado acadêmico Carlos Thadeu Pinheiro Gaspar, membro fundador da AVL, foi um ponto alto, e os diplomas de honra ao mérito vianense para Cleicy Machado Nunes e Edson Evérton Cutrim adicionaram um toque de distinção ao evento.

No segundo dia, pela manhã, mesas de discussão envolventes exploraram a história e criação das paróquias locais. Os palestrantes, Washington Cantanhede (acadêmico da Academia Vitoriense), Fátima Travassos e Vitória dos Santos (acadêmicas da AVL) ofereceram insights valiosos. A segunda sessão envolveu uma mesa especial em homenagem ao autor Carlos Gaspar, com contribuições marcantes dos acadêmicos da AVLJ, coordenados por Susana Pinheiro e Consuelo Travassos. Além das mesas de discussão envolventes, houve também os aguardados lançamentos dos livros de Iva França e Carlos Vinhorth. Estes momentos de celebração literária adicionaram uma dimensão significativa ao evento, destacando ainda mais a diversidade e riqueza do cenário literário local.

À tarde, a Casa Anica Ramos testemunhou a oficina de prosa e cordel com o acadêmico correspondente Jonilson Bogea, enquanto na Escola Municipal Manoel Soeiro, a talentosa atriz Linda Barros (São Luís) conduziu uma envolvente oficina de teatro.

A noite foi marcada pela posse de três ilustres nomes da poesia e educação em Viana: Carlos Denilson Tomé Cunha, Emmanuelle Costa Silva e Maria Consuelo Travassos Serejo de Sousa. Sua dedicação à educação e às artes, reconhecida na Casa Anica Ramos, promete enriquecer ainda mais a vibrante comunidade literária.

Destaque também para o projeto "Flauta Doce", coordenado pelo professor Fernando; a magistral apresentação musical de Toninho Rabelo, membro da AVL; e o comovente monólogo "O Pedido", de autoria do professor José Neres (São Luís), interpretado com maestria por sua esposa, a talentosa atriz Linda Barros (São Luís). Esses momentos finais proporcionaram uma conclusão brilhante para dois dias repletos de poesia e música na FLAV.

É importante salientar que a eleição e posse dos novos acadêmicos, Carlos Denilson Tomé Cunha, Emmanuelle Costa Silva e Maria Consuelo Travassos Serejo de Sousa, representam um marco significativo na trajetória da Academia Vianense de Letras - AVL. Esses talentosos indivíduos, comprometidos com a poesia, educação e artes em Viana, trazem consigo uma bagagem única de experiências que enriquecerá ainda mais o cenário literário local. Este acontecimento não apenas fortalece a integridade acadêmica da AVL, mas também renova e diversifica suas vozes, refletindo o dinamismo e vitalidade cultural da região. Vale ressaltar que esta cerimônia se alinha a um contexto mais amplo de expansão, evidenciada pelas recentes posses em 28 de outubro de 2023, que incluíram figuras notáveis como Gerson de Oliveira Costa Filho, Wilson Carlos Dantas Lima e Leomar Campelo Costa, reforçando o compromisso contínuo da AVL em reconhecer e acolher contribuições excepcionais ao patrimônio literário de Viana.

Numa ode de reconhecimento, é imperativo expressar profundo elogio a todos os acadêmicos, voluntários e indivíduos dedicados que desempenharam papéis cruciais na brilhante organização da 2ª Festa de Literatura e Artes de Viana - FLAV. Sob a liderança inspiradora da presidente Fátima Travassos, esta celebração literária tornou-se um acontecimento verdadeiramente excepcional. O empenho incansável desses colaboradores, suas paixões entrelaçadas com a preservação da cultura e literatura, foram fundamentais para transformar o evento em uma experiência enriquecedora. Cada um, com sua dedicação e contribuição única, teceu uma tapeçaria de encanto e magia que ecoará nas mentes e corações de todos os participantes. O sucesso da FLAV é um testemunho não apenas da riqueza literária da região, mas também do espírito colaborativo e apaixonado daqueles que acreditam no poder transformador da cultura.


Saudações literárias,

Jediael Everton Cutrim

Acadêmico da AVL


© Jediael Everton Cutrim - Literatura de Hoje - Todos os direitos reservados. Conforme a Lei nº 9.610/1998, é proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, incluindo textos, imagens e outros elementos, sem a expressa autorização do autor. O plágio, cópia, distribuição não autorizada e outras violações dos direitos autorais são passíveis de ações legais.


Confira o vídeo abaixo que contém imagens do evento:



Postar um comentário

4 Comentários

  1. Foram dois dias de muito aprendizado. Os estudantes e seus mestres estão de parabéns. Encantaram a AVL e a sociedade vianense. Fomos também agraciados com a bela homenagem ao baluarte Carlos Gaspar, que muito nos emocionou. E para finalizar, a FLAV fecha com chave de ouro, quando tivemos o prazer de assistir a posse dos novos Acadêmicos que nos fazem ter certeza da grandeza da AVL em nossa cidade querida. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. A 2a FLAV, a cada ano, apresenta uma multiplicidade de ações culturais que atrai a comunidade à participação . Neste ano, várias escolas municipais se integraram à programação e puderam mostrar a arte e a literatura que vem sendo construída por alunos e vc professores. Artistas e escritores uniram-se aos acadêmicos numa só sintonia: realizar cultura! Parabéns pela matéria bem detalhado, confrade Jediael.👏👏

    ResponderExcluir
  3. O professor Jediael foi perfeito em suas considerações sobre a FLAV. Estamos felizes por termos vivido dois dias incríveis, vivenciando literatura e arte na AVL.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns confrade Jediael por nos agraciar com esse riquíssimo resumo do que foi a 2° FLAV. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir