U. E. Luís Carlos Guimarães, em Viana: Uma Jornada de Respeito e Consciência - "Projeto Racismo Estrutural: compartilhando vivências para formar novas consciências”


#ParaTodosVerem: [início da descrição]: na imagem alunos do 9º ano,
professores e convidados da U. E Luís Carlos Guimarães. [fim da descrição]
Ontem, 21 de novembro de 2023, na U. E. Luís Carlos Guimarães, em Viana, testemunhei o culminar de dias de intensa dedicação por parte de alunos e professores. O evento, que celebrou o Dia da Consciência Negra, foi muito mais do que uma simples comemoração; foi uma imersão profunda na riqueza da diversidade e na importância de reconhecer e respeitar a cultura afro-brasileira.

Ao percorrer os corredores da escola, não era possível ignorar a profusão de cores e mensagens que saltavam dos cartazes confeccionados pelos alunos, espalhados estrategicamente por todos os cantos. Dois murais se destacavam, não apenas pela sua presença visual marcante, mas também pela força das mensagens que transmitiam.

O primeiro mural proclamava de forma simples, porém poderosa: "Respeito não tem cor, tem consciência." Essa afirmação ressoa como um lembrete essencial de que, para construir uma sociedade verdadeiramente justa e inclusiva, é necessário transcender as barreiras superficiais da cor da pele e abraçar a consciência como guia para nossas interações diárias.

No segundo mural, a mensagem era clara: "Consciência Negra, sempre é preciso lembrar que somos todos: iguais, competentes, importantes, capazes, mas principalmente, somos todos incríveis." Essas palavras ecoam como uma celebração da unicidade de cada indivíduo, independentemente de sua origem étnica. Elas enfatizam que a verdadeira grandeza está em reconhecer e valorizar as contribuições únicas que cada um traz para o todo.

Em meio a essas mensagens inspiradoras, os corações decorados com as palavras "Acolhimento, Felicidade e União" refletem não apenas um ideal, mas uma realidade construída através do esforço conjunto da gestão da escola, professores e alunos. O empenho dedicado na decoração, nas apresentações e encenações, nos cenários, figurinos e cartazes é testemunho do compromisso inabalável em promover a diversidade e cultivar um ambiente escolar enriquecido pela pluralidade de experiências.

#ParaTodosVerem: [início da descrição] Flyer que anuncia uma roda de conversa
no evento do dia 21/11/2023, as 13h30, na referida escola. Mostra fotos dos convidados
que estão descritos nesta postagem e faz um chamado sobre aprensetações culturais
dos alunos e concurso de beleza negra.

O projeto tinha como tema "RACISMO ESTRUTURAL: COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS PARA FORMAR NOVAS CONSCIÊNCIAS”. O racismo estrutural é um problema histórico e sistêmico que afeta a vida das pessoas negras em todos os aspectos da sociedade, desde a educação e o emprego até a saúde e a segurança pública. Para combater o racismo estrutural, é preciso promover a conscientização e a educação sobre o tema. Projetos, iguais a esse, são importantes para ajudar a quebrar o ciclo do racismo e construir uma sociedade mais justa e igualitária, pois busca promover a conscientização sobre o racismo estrutural por meio do compartilhamento de vivências de pessoas negras. Na roda de conversa, participaram: a fisioterapeuta Eugênia Aires; a coordenadora pedagógica da SEMED-Viana, Joyla Marinho; o gestor do IEMA-Viana, Maurício Mota; e a gestora municipal de política de promoção da igualdade racial de Viana, Rosenilde Melonio.

A importância de abordar o tema da Consciência Negra nas escolas é inegável. Esse evento não apenas educa, mas inspira reflexão e promove a compreensão mútua. Parabenizamos a gestão da U. E. Luís Carlos Guimarães, os professores e os alunos por essa iniciativa extraordinária. Que esses esforços continuem a iluminar os caminhos da educação, construindo pontes de entendimento e respeito em nossa comunidade escolar e além. Confira os vídeos das entrevistas feita pelo Blog Literatura de Hoje e o vídeo produzido por alunos da escola: 

 


Se quiserem conferir uma análise de um poema extraordinário da aluna Ianny Gaspar Andrade, que foi apresentado nesse dia, clique aqui.


© Jediael Everton Cutrim - Literatura de Hoje - Todos os direitos reservados. Conforme a Lei nº 9.610/1998, é proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, incluindo textos, imagens e outros elementos, sem a expressa autorização do autor. O plágio, cópia, distribuição não autorizada e outras violações dos direitos autorais são passíveis de ações legais.






Postar um comentário

1 Comentários

  1. A U. E. Luís Carlos Guimarães agradece o carinho e atenção constante desse grande imporal Jediael Everton e reafirmamos nossa parceria em dá voz ao que há de melhor em nossos alunos e continuar propagando a literatura, a arte e a educação.

    ResponderExcluir