Análise do Poema "Somos Todos Diferentes" de Ianny Gaspar Andrade - Aluna do U. E. Luís Carlos Guimarães

Somos Todos Diferentes
(Autoria: Ianny Gaspar Andrade)

Somos todos diferentes

Não importa sua cor

Lutamos por justiça respeito e amor


O mundo necessita de tudo que temos para dar

Independente da cor, do agir e do pensar

 

Somos todos miscigenados

Guerreiros e lutador

Buscando igualdade ao povo sofredor

 

Aquele que sofre calado

Aquele que ouve sozinho

Aquele que de tanto lutar não viu vitória em seu caminho

 

São por eles e por todos

Que não devemos desistir

É lutar e lutar para no final conseguir!

 

Somos todos seres humanos com defeitos e qualidades

Gigantes para poucos e pequenos para sociedade

  

O poema "Somos Todos Diferentes", de autoria da talentosa Ianny Gaspar Andrade, foi apresentado no Projeto da U. E. Luís Carlos Guimarães, em Viana/MA, que teve como tema: "RACISMO ESTRUTURAL: COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS PARA FORMAR NOVAS CONSCIÊNCIAS" (o Blog Literatura de Hoje fez uma matéria sobre, clique aqui para ler). O texto de Ianny é uma expressão poética impactante que mergulha nas complexidades da luta pela igualdade, especialmente no contexto do Dia da Consciência Negra. A autora habilmente utiliza palavras simples, mas carregadas de significado, para transmitir uma mensagem de união, respeito e perseverança, compreendendo que apesar de nossas "diferenças", que não estão na cor da nossa pele, nós precisamos buscar ideiais de união e perseverança por dias melhores para toda a humanidade. Vejamos alguns pontos do texto que separei:

  1. Unidade na Diversidade: A autora destaca a diversidade humana desde o início, ressaltando que, apesar das diferenças externas, todos compartilhamos aspirações comuns. A união em torno de valores fundamentais, como justiça, respeito e amor, cria uma mensagem de solidariedade.
  2. Apelo à Ação: O poema é permeado por um chamado à ação, evidenciado nas linhas que enfatizam a necessidade de contribuir com "tudo que temos para dar, cor do agir e do pensar". Esse apelo ressoa como uma convocação para que cada indivíduo desempenhe seu papel na construção de um mundo mais justo.
  3. Consciência da Luta: A referência a todos como "guerreiros e lutadores" evoca uma imagem de resistência e determinação na busca por igualdade. A mencionada busca pela igualdade direciona o foco para os desafios enfrentados por aqueles que são marginalizados, criando uma consciência da necessidade de solidariedade.
  4. Retrato da Adversidade: A descrição dos que "sofrem calados" e dos que "ouvem sozinhos" lança luz sobre a adversidade enfrentada por muitos. Essa parte do poema humaniza a luta, destacando a importância de não esquecer aqueles que enfrentam dificuldades invisíveis aos olhos da sociedade.
  5. Persistência e Esperança: A mensagem de perseverança e esperança. Ao afirmar que não devemos desistir, a autora destaca a importância contínua da luta. A expressão "lutar e lutar para no final conseguir" ressalta a necessidade de persistência na busca por um mundo mais equitativo.
  6. Dualidade Humana: A reflexão sobre sermos "seres humanos com defeitos e qualidades gigantes para poucos e pequenos para sociedade" aborda a dualidade intrínseca à condição humana. Esse reconhecimento da complexidade das experiências individuais adiciona profundidade ao poema.

Conclusão: O poema de Ianny Gaspar Andrade é uma contribuição significativa para a reflexão sobre a diversidade, a igualdade e a luta por justiça social. Sua linguagem direta e apaixonada cria uma conexão emocional com o leitor, tornando a mensagem ainda mais impactante. É um poema que transcende as fronteiras da cor da pele, exaltando a humanidade compartilhada que une todas as raças. Ianny Gaspar Andrade tece com maestria uma narrativa poética que ressoa com a essência do Dia da Consciência Negra, inspirando-nos a continuar lutando por um mundo mais justo e igualitário. Este poema é uma contribuição significativa para a reflexão e celebração deste importante momento. Publicar este poema no blog certamente será uma maneira poderosa de compartilhar essas ideias importantes com seu público.

Abaixo o vídeo de Ianny Gaspar Andrade recitando o seu poema: 



© Jediael Everton Cutrim - Literatura de Hoje - Todos os direitos reservados. Conforme a Lei nº 9.610/1998, é proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, incluindo textos, imagens e outros elementos, sem a expressa autorização do autor. O plágio, cópia, distribuição não autorizada e outras violações dos direitos autorais são passíveis de ações legais.

Postar um comentário

0 Comentários